segunda-feira, 20 de junho de 2011

A peça didática de Baden-Baden sobre o acordo - Brecht

"A peça didática de Baden-Baden sobre o acordo" é como uma continuidade do "Voo sobre o oceano", por isso recomendo, para quem não acompanha o blog e não leu, vai lá ler primeiro o "Voo"  e depois volta para cá.
Para quem já leu, continuemos então:
São três mecânicos e um aviador acidentados, eles estão contentes em saber que os aviões estão melhores, apesar dos acidentes que acontecem de vez em quando, eles não querem morrer, mas ninguém está preocupado com eles e sim com a continuação em criar máquinas ainda mais potentes e seguras.

INQUÉRITO PARA SABER SE O HOMEM AJUDA O HOMEM

Primeiro inquérito

O lider do coro se adianta - Um de nós atravessou o mar e descobriu um novo continente, mas muitos depois dele. Lá construíram grandes cidades com muito esforço e inteligência.
Coro retruca - Nem por isso o pão ficou mais barato.
O lider do coro - Muitos de nós meditaram sobre o movimento da Terra ao redor do Sol, sobre o mais íntimo do homem, as leis gerais, a composição do ar e sobre os peixes abissais. E descobriram grandes coisas.
Coro retruca - Nem por isso o pão ficou mais barato. Pelo contrário, a miséria aumentou em nossas cidades, e já há muito tempo ninguém sabe o que é um homem. Por exemplo: Enquanto vocês voavam, rastejava pelo chão algo semelhante a vocês, não como um homem!
O lider do coro dirigindo-se à multidão - Então o homem não ajuda o homem?
A multidão responde - Não!


A RECUSA DA AJUDA



Multidão lê para si mesmo - Certamente vocês já observaram a ajuda em mais de um lugar, sob diferentes formas, gerada por um estado de coisas que ainda não conseguimos dispensar: A violência. Contudo, nós aconselhamos a enfrentar a cruel realidade com uma crueldade ainda maior. E, abandonando o estado de coisas que gera a necessidade, abandone a necessidade. Portanto, não contem com ajuda: Recusar a ajuda supõe violência. Enquanto a violência impera, a ajuda poderá ser recusada. Quando não mais imperar a violância, a ajuda não será mais necessária. Por isso, em vez de reclamar ajuda, é preciso abolir a violência. Ajuda e violência constituem um todo, e é este todo que é preciso transformar.

O ACORDO
O coro dirigindo- se aos três mecânicos acidentados - Morram sua morte como têm realizado seu trabalho, revolucionando uma revolução. Morrendo, não se preocupe com a morte, mas recebam de nós a tarefa de reconstruir nosso avião. Comecem! A fim de voarem para nós, aonde precisarmos de vocês e no momento em que for necessário.
E lhe pedimos: Transformem o nosso motor e aperfeiçoem-no, façam aumentar a segurança e a velocidade.

Como mencionado no comentário que fiz sobre a peça "Voo sobre o oceano", o homem não se preocupa com o homem, se os mecânicos estão acidentados, quem se importa? O importante é saber se o voo vai continuar com mais segurança. É muito visível nos dias de hoje, se um trem descarrilha, ninguém quer saber se tem pessoas feridas, começam a xingar porque o próximo trem não virá, a pessoa terá que procurar outro meio de transporte. A vida hoje não vale um tostão, o imediatismo está em se orgulhar do progresso, da rapidez, do valorizar as coisas e humilhar as pessoas. talvez Brecht quisesse que seus textos fossem um meio de reflexão e mudança, mas infelizmente tenho uma má notícia, não tenho esperança de ver a valorização da raça humana, pelo contrário, a cada dia as pessoas estão mais egoístas, intolerantes e solitárias. Já cantava Lulu Santos:
Assim caminha a humanidade
Com passos de formiga
E sem vontade...

2 comentários:

  1. Oi Ana, como vai?

    Gostaria muito de obter esse texto (baden baden)... Tú tem?? Se sim, posso ter também? (rs)

    Boa semana.
    Beijo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dora! Eu tenho o livro, mas está na casa da minha mae no Brasil, se tivesse comigo iria scannear e te mandar,caso vc queira comprar é o livro 3 da coleçao Bertolt Brecht Teatro completo. Editora Paz e Terra. 266 pags.

      Excluir