quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do amigo

Não sei exatamente o real motivo para que 20 de julho seja comemorado o dia do amigo, tem o recurso para googlear e descobrir, mas estou com preguiça, pelo menos me serviu para alguma coisa, refletir sobre amizade. O meu nº de amigos dá para contar nos dedos de uma mão, sim, são bem poucos, mas eu sei que se eu estiver no perrengue e precisar de um SOS às 3h da madrugada, eu sei que me acudiriam.
Fui ao dicionário ver a origem da palavra amizade
sf (lat amicitate) 1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2 Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor.Antôn: inimizade, ódio, oposição.
 Afeto que liga as pessoas, mesmo quando você está chato, o amigo gosta de você mesmo assim. Só que hoje as pessoas não tem paciência para criar laços. O mundo está competitivo, vê-se o outro como rival, ou como ouvi de um cara machista que eu tive o desprazer de trabalhar, ele dizia que não sabia ser amigo de mulher, ele puxava papo só com interesse meramente sexual, se a mulher não se mostrava interessada, ele caía fora. Sem comentários!

É fácil também confundir amizade com coleguismo, a vizinhança, colegas de faculdade, do trabalho pode até vir a ser seus amigos, mas são colegas, você pode contar com eles quando se tem interesses em comum, unir para fazer trabalhos, resolver pendências do condomínio, falar de futebol ou de outras coisas úteis ou fúteis.
O coleguismo é algo bom, pois de uma certa forma há um relacionamento, um pouco mais superficial que a amizade, mas dá pra se divertir bastante.

Estava assistindo no canal francês TV5 Monde, uma reportagem sobre a solidão, as pessoas passam anos na Europa sem dar um abraço, sem ter com quem contar, tem até ONG para aproximar as pessoas que se sentem só, a solidão é uma das causas que levam muitos ao suicídio, ao divã e às religiões. Psicólogo é um profissional capacitado para ouvir as lamúrias que os pais, o cônjuge não teve paciência de ouvir. As pessoas vão ao psiquiatra pegar remédio para anestesiar o vazio, a falta de companhia.
Na reportagem mostrava uma mãe que tinha duas crianças e seus filhos eram as únicas pessoas que ela convivia. Outro estudante universitário que morava sozinho, ia da facul para casa e não conversava com ninguém. Eu que trabalho com gringos, comentei isso com um francês e ele me disse que tinha estudado 4 anos na faculdade e depois encontrou uma colega do curso na biblioteca, então ele cumprimentou a menina. Ela não gostou, perguntou o que ele estava querendo. Aí uma menina suíça reforçou a conversa e me disse que na terra dela você tem que ficar numa distância de mais de um braço da outra pessoa, senão você pode ser acusado de assédio.
A solidão já virou caso de saúde pública, no Japão existe o termo "Hikikomori" quer dizer "isolado em casa", lá tem jovens que se isolam em seus quartos e não sabem ter vida social, nem demonstrar sequer um pouco de afeto, tanto que quando eles precisam ter contato com alguém, eles tem tremedeiras, taquicardia, quase uma síndrome do pânico. O ser humano está se robotizando, cada vez mais sozinho, por isso as pessoas se identificam  tanto com o personagem do Tumblr, ForeverAlone. 
Até entre família e entes queridos a amizade está desaparecendo, os filhos não podem contar com os pais, ninguém tem paciência com ninguém. Se você está sendo simpático, acham que você está dando mole, se você não está no padrão de beleza imposto, não terá amigos. As pessoas tornaram-se arrogantes, prepotentes e solitárias. Que este dia possa ser de reflexão, precisamos rever o conceito de sociedade, comunidade e fraternidade, sem união, altruísmo e benevolência, a raça humana só tem a perder.

Um comentário:

  1. Ótimo post, concordo com tudo que você diz. Eu mesma me considero Forever Alone, por não ter que seguir essas regras, por não querer amizades com interesse. Prefiro ser só do que ter que ser qualquer um por ai.

    ResponderExcluir