quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Qual é o pente que te penteia?

Ester Elisa Cesário - estagiária
Todo mundo acompanhou o caso da Ester, era estagiária em um colégio de elite e a diretora pediu para ela alisar e prender os cabelos. Observando as mídias e a mim mesma, percebo que é muito difícil viver sem ser loira e de cabelos lisos, todo mundo quer intrometer na sua vida. Sério! Não sou negra e tenho o cabelo ondulado e toda vez que vou cortar o cabelo, o cabeleireiro pergunta se não quero fazer luzes, escova, progressiva e quando respondo que não, o salão todo olha, como se estivesse cometendo uma falta grave. Eu gosto de ter os cabelos pretos e ondulados, embora minhas amigas, com as melhores das intenções acham que eu ficaria linda de cabelo liso, grande e com luzes. Até minhas amigas negras tem cabelo mais liso que o meu.
Eu e a Ester, temos convicção que não vamos mudar porque os outros querem, mas pessoas inseguras e até crianças, são martirizadas diariamente e obrigadas a crer que ser assim é ser feio ou desarrumado. Um dos vídeos que mais me machucou na alma, foi um teste psicológico feito com crianças negras em que elas deveriam dizer qual boneca é mais bonita, mais legal e quem é a má, a negra ou a branca. Veja o nível da auto-estima dessas crianças.


Que mundo é este que estamos? Nem todo mundo nasceu para ser Gisele Bündchen. Nem todo mundo nasceu com saco para ter que retocar luzes e deixar fortunas para ficar de cabelo liso, sem falar nos riscos para saúde que estes produtos causam, não só para os cabelos, mas para o corpo inteiro, alergias, quedas de cabelo e blá, blá, blá....
Assustei quando vi a capa da Revista TPM, fiquei até emocionada, tanto que mandei um recadinho no Facebook da revista, parabenizando pela bela capa, chamou atenção nas bancas, no meio de tantas outras capas com mulheres tão iguais, a  capa com a Taís era colorida, ela toda negra linda, cara de sapeca, descabelada com camisa jeans em um fundo laranja. Tem como não amar?

Eu acho lindo cabelos assim
Querem domar até a juba do leão, tem cabimento?
Não maltrate os animais rsrs
Meu cabelo é assim e pronto. Não gostou? Que pena! Tô nem aí para sua opinião. Não vou prender nem alisar.
Ainda esta semana falarei sobre tatuagem que é um outro preconceito bobo que tenho que aguentar....

5 comentários:

  1. Não é fácil ter cabelo enrolado, viu. Já cansei de me ver na sua posição nesse episódio do salão - em vários salões diferentes, diga-se de passagem. Por isso, fui procurar um cabeleireiro que respeitasse minha vontade e gostasse tanto do meu cabelo quanto eu. E olha que não foi fácil aprender a gostar dele assim, mas hoje fico feliz. É um absurdo que em um país como o Brasil, com tanta mistura bonita, exista esse tipo de preconceito. Afinal, quem disse que diferente é feio? Diferente é lindo e tem que ser usado!
    Faz uns dois anos que não coloco nenhuma química no cabelo e que chapinha não chega perto de mim. Posso falar a verdade? Nunca fiquei tão satisfeita!
    (E seu cabelo é um charme!)

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!! TAmbem souuma rebelde de cabelos "rebeldes"! Sabia que tem uma dissertação de mestrado sobre isso, da antropologia da UFRJ, se nao me engano... E o seu corte de cabelo está ótimo! beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Também sou do time do cabelo enrolado \o/
    Achei o vídeo muito triste. Pra animar tem um outro muito bonitinho (youtube.com/watch?v=hr5NWbhSkJU).

    xD

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!

    Na época do escândalo com o cabelo da Ester esse vídeo aí com as crianças também me chocou. Na verdade quase chorei porque... Onde será que crianças tão pequenas aprendem essas coisas?

    Enfim, sou negra e meu cabelo é crespo. Quando criança eu alisava e vivia à base da escova, mas quando cheguei à adolescência, junto com a rebeldia do rock'n roll veio também a consciência de que eu não precisava ser o que os outros queriam que eu fosse. E até hoje eu uso meu cabelo natural, volumoso e - modéstia à parte - lindo, embora muitas pessoas me perguntem por que eu não o aliso como se fosse a coisa mais óbvia do mundo alisar o cabelo.

    Obviamente as pessoas que me sugerem isso são do mesmo tipo daquelas que me aconselham a emagrecer uns cinco ou oito quilos ou das que não entendem porque tem uma argola pendurada no meu nariz...

    Beijos,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  5. adoramos seu blog ,o mais inusitado foi ver uma pessoa branca defendendo cabelos crespos para mim foi inédito...só mostra o quanto vc é especial..bjs meu blog http://lafelicitah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir