quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Filme + livro: A solidao dos numeros primos

Terminei de ler o e-book que peguei na biblioteca daqui, "A solidao dos numeros primos", do escritor italiano, Paolo Giordano. 
O livro narra a historia de Alice e Mattia, de 1983 a 2007, ou seja, da infância ate a idade adulta. O assunto é sobre tristeza, angustia, melancolia e o sentimento de estar sempre deslocado na infância e as consequencias disso com o passar dos anos. A gente sempre pensa que toda criança é feliz, so que nao.
Alice odiava ski e o pai a obrigava a fazer um curso até que acontece uma tragédia que a deixou com cicatrizes nao so no corpo, mas na alma.
Mattia era responsavel por sua irma gêmea que tinha problemas mentais, até que acontece algo de muito grave com a menina e os pais dele vao culpa-lo para o resto da vida, isso faz com que ele começa a se martirizar, ele é tem uma inteligência acima da média, um dos melhores alunos, mas nao consegue se socializar, esta sempre deslocado.
É horrivel quando os pais criam uma agenda de gente grande para as crianças, projetam nelas tudo o que eles queriam ser e nao foram, sobrecarregam-nas a ponto de elas terem sérios problemas psicologicos. Sem falar dos pais que dao a responsabilidade a uma criança para cuidar de outra. Uma criança nao deve ser culpada pelo que acontece com a outra, a responsabilidade é dos pais.
É um livro bem tenso, fala de varios problemas que os pais, os filhos e a escola têm que lidar, mas nao têm envergadura moral para tal, como a automutilaçao, a aneroxia, o bullying, o homossexualismo, o câncer, a antissociabilidade, as doenças mentais, o suicidio, etc.
Gostei muito da escrita do autor, ele é jovem, tem 32 anos, foi o autor mais jovem a ganhar o prêmio Campielo de literatura, aos 26 anos. Além de escritor, ele também é doutor em fisica teorica. Interessei-me por um outro livro dele chamado "O corpo humano", mas vou ler mais pra frente porque o assunto é igualmente tenso.

Musica


A musica "Grey Room", do Damien Rice é citada no livro. É triste como a maioria das musicas que escuto e combina com a bad vibe do livro. Damiao Arroz é meu queridinho, volta e meia coloco musicas dele aqui no blog.


O filme



O filme homônimo, também italiano, foi dirigido pelo Saverio Constanzo. Vi antes de ler o livro, em 2011, inclusive ja falei dele aqui no blog anteriormente quando indiquei filmes que falam de bullying.
Eu recomendo tanto o livro quanto o filme, vale super a pena, mas tem que estar com o espirito preparado.


O livro e o filme fazem parte do meu projeto "Literatura na sétima arte"  13/100

Nenhum comentário:

Postar um comentário