quarta-feira, 2 de setembro de 2015

HQ + filme: Azul é a cor mais quente


Li a HQ "Azul é a cor mais quente" (versao em francês), da Julie Maroh. Clémentine, uma menina de 15 anos, começa a escrever no seu diario sua vida cotidiana na escola, sobre a descoberta do amor, toda dor que vem junto e o seu encontro com Emma, uma menina mais velha, de cabelos azuis. É uma historia triste e sensivel que começa pelo fim e em seguida a trama vai desenrolando em forma de flashbacks explicando como tudo iniciou na vida da Clem.
Os flashbacks nos quadrinhos têm uma cor marrom acinzentada, a unica coisa colorida é o azul do cabelo da Emma e a capa de seu diario da mesma cor.

Os outros quadrinhos de nao flashbacks têm outras cores.


Eis aqui uma entrevista (em francês) com a Julie Maroh, criadora da HQ, ela é a cara da Emma, nao?



Outra entrevista com legendas em português



O filme




O filme homônimo, foi dirigido por Abdellatif Kechiche, conhecido também por fazer filmes looooongos, mas nao pedantes, ao contrario, muito interessantes como: Vênus Negra, A culpa é de Voltaire, La graine et le mulet, entre outros.
No filme, Clémentine virou Adèle, a historia começa pelo começo (diferente da HQ que começa pelo fim), vai até o meio e o final é completamente diferente da HQ, menos triste, mas ainda triste.
Gostei de ver a evoluçao da Léa Seydoux como atriz, ela arrasou, nem parece aquela sonsinha do filme La belle personne.

Literatura

Anotei os nomes dos livros citados durante as aulas de francês e de filosofia da Adèle e também nas conversas dela com o Thomas ou com a Emma. Vou coloca-los no meu projeto de ler os classicos franceses, em francês. Sao eles:
  • La princesse de Clèves, da Madame de La Fayette
  • La Vie de Marianne, de Pierre Carlet de Chamblain de Marivaux
  • Les Liaisons dangereuses, de Pierre Choderlos de Laclos
  • Les mains sales, de Jean-Paul Sartre
  • L'existentialisme est un humanisme, de Jean-Paul Sartre


Musica

Adorei a trilha sonora, podem ouvir aqui no Spotify. Minhas preferidas sao: A musica do protesto "On lâche rien", a musica da festa da Adèle, "I follow rivers" e ela dançando "Hermano" foi uma cena muito fofa.

Artes


Pintores citados:

Gustav Klimt, este quadro chama "O retrato de Adèle Bloch-Bauer"

« Gustav Klimt 046 » par Gustav Klimt — 1. The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH.2. Neue Galerie New York. Sous licence Domaine public via Wikimedia Commons 
Egon Schiele, "A mulher sentada com joelho dobrado"

« Egon Schiele - Sitzende Frau mit hochgezogenem Knie - 1917 » par Egon Schiele — repro from artbook. Sous licence Domaine public via Wikimedia Commons 

Resumindo: A HQ e o filme sao otimos, recomendo.


O livro e o filme fazem parte do meu projeto "Literatura na sétima arte"  13/100

Nenhum comentário:

Postar um comentário