sábado, 19 de março de 2016

Livro + filme: A Cor Purpura, de Alice Walker

Este livro ja estava na minha lista "Literatura na sétima arte" e também foi o escolhido para o mês de fevereiro no grupo de leituras feministas "Our Shared Shelf", do Goodreads (ja somos mais de 120.000 no mundo inteiro, yeah!)

Alice Walker
"A Cor Purpura" é um romance epistolar que sempre entra na lista dos 100 livros mais censurados dos EUA por causa da linguagem "nao-apropriada", da violência e da sexualidade explicita retratada.

A historia é situada no interior da Georgia (EUA), acompanha a vida de Celie, uma jovem negra, pobre e sem acesso à educaçao, entre os anos 1900 a 1930. Aos 14 anos ela foi estuprada pelo homem que ela considerava ser o pai (ela chamava-o de Pa) e teve dois filhos com ele. Porém os filhos foram retirados dela. Por volta dos 20 anos, casa contra sua vontade com um homem violento, Albert Johnson, que estava interessado na sua irma mais nova Nettie. Ela nem sabia o nome dele, chama-o de Mr. (senhor), é espancada, estuprada e nao passa de uma empregada doméstica na casa, cuidando dos filhos do primeiro casamento dele.
Nettie gosta de estudar e apos ser expulsa da casa do Mr., vai acompanhar uma familia missionarios que estavam indo para Africa. Nettie prometeu a Celie que sempre escreveria cartas para ela, porém o Mr. nunca as entregou para Celie. Como nao podia escrever para sua irma, ela passa a escrever para Deus, mas depois questionou isso:
"O Deus a quem eu rezava e escrevia é um homem. E faz tudo o que fazem os outros homens que eu conheço. Engana, faz-se esquecido e não é honesto. 
Deus era branco e homem, perdi o interesse."
Com o passar do tempo, chega na casa do Mr. sua ex-amante, Shug Avery, uma mulher que ele sempre amou e respeita, ela é cantora e livre, faz o que quer. Ao conhecer Celie, elas passam a ser boas amigas, confidentes e Shug começa a empoderar Celie que até entao sempre sofreu tudo calada, sempre foi obediente. 
"Eu nao sei lutar, apenas sei manter-me viva".
Outra personagem feminina forte é a Sofia, esposa do filho do Mr. Ela nao leva desaforo para casa, nunca apanhou sem revidar, batia até em homens, de igual para igual.

É um livro sobre a condiçao da mulher negra nos EUA, sobre sororidade, sobre como cada mulher tinha sua maneira de sobreviver, sobre sexualidade feminina, violência doméstica, desigualdades sociais, colonizaçao na Africa, etc. É muito bom! Dei nota 5/5, no Goodreads. 
Uma dica: Se você lê em inglês é melhor, pois é escrito do jeito que os negros sulistas falavam na época e lido em outro idioma, perde-se essa riqueza literaria.

O Filme

O filme homonimo, de 1985, foi dirigido por Steven Spielberg, tendo a Whoopi Goldberg no papel de Celie, a Oprah no papel de Sofia e o Danny Glover foi o Mr. Johnson.
O livro é mais profundo, nos leva à reflexao, temos um sentimento de revolta. Ja o filme é mais melodramatico, nos leva às lagrimas, coisa que Spielberg sabe fazer muito bem. Resumindo: os dois sao otimos, cada um à sua maneira.


Shug e Celie ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário