sexta-feira, 4 de março de 2016

Mulheres na direçao: Julie Delpy (França)

Julie Delpy tem 46 anos, é francesa, mais conhecida por sua carreira de atriz, principalmente no papel da personagem Céline, da trilogia Before (Before Sunset, Before Sunrise e Before Midnight). Também atuou na trilogia das cores, do Kieslowski, foi a personagem Dominique no filme "A igualdade é branca". Além disso, sua estreia no cinema foi atuando nos filmes de Godard. É bilingue, isso a ajudou a ter uma carreira em Hollywood.
Além de atriz, é produtora, roteirista, cantora e diretora e é sobre os filmes que dirigiu que vou falar, pois assisti a todos eles, sao 5 até o momento.

Acho que os filmes "2 dias em Paris" e "2 dias em Nova York" sao uma mistura de trilogia Before mais uma influência woodyalleniana, pois mostra o casal em conflito, é um falatorio, gritaria, confusao, intromissao da familia, choque cultural, etc. Sao filmes politicamente incorretos, tem aquela ironia francesa, cheios de clichês, mais realistas e menos românticos. Vamos por partes:


Em "2 dias em Paris" (2007), Marion (Julie Delpy) e Jack (Adam Goldberg) formam o tipico casal estressado de NY que decide passar umas férias em Veneza e em seguida, 2 dias na França para desestressar um pouco, mas chegando la, a situaçao piora ainda mais. Ele nao fala nada de francês, nao entende o que a familia dela esta dizendo e ela ainda encontra uns ex-namorados pelo caminho. Jack é o tipico turista que tira foto de qualquer coisa que vê. Os atores que fizeram o papel de pais dela, sao também seus pais na vida real. Tem participaçao especial Daniel Bruhl, para nossa alegria. A cena final é muito boa.


"2 dias em NY" (2012), é continuaçao de "2 dias em Paris", o casamento dela terminou, ela é mae de um garoto, agora esta com Mingus (Chris Rock) que também é pai de uma menina de um relacionamento anterior e eles aguardam a chegada a familia da Marion (Julie Delpy) em NY.


"O verao de Skylab" (2011): Em 1979, as autoridades francesas anunciaram que a estaçao espacial Skylab iria cair na França, as pessoas acreditaram que era o apocalipse. Uma familia se reune no interior da Bretanha e a gente assiste ora a conversa dos adultos, ora a conversa das crianças e adolescentes. O filme é narrado pela Albertine, de 10 anos. As conversas da familia sao uma tragicomédia, como em todas as familias do mundo. Sempre tem aqueles que falam de politica, religiao, etc.


"Lolo"(2015): É uma outra comédia muito boa. Violette (Julie Delpy) é uma mae solteira, neurotica e hipocondriaca e que se apaixona pelo Jean-René (Dany Boon). Lolo é o filho, um artista plastico, psicopata e com complexo de Édipo que tenta destruir todos os relacionalmentos amorosos da mae, inclusive conseguiu afasta-la até do proprio pai dele.


"A Condessa" (2009): É um filme sobre a controversa historia da Condessa Erzebet Bathory, da Hungria, no século XVI. Era casada com o Conde Ferenc Nadasdy. Durante a guerra com os turcos e a ausência do esposo, a Condessa administra muito bem o castelo e as terras, os dois formam um casal muito respeitado. Apos a morte do Conde, a Condessa fica ainda mais poderosa, causando estranhamento do Rei Mathias.
Reza a lenda que ela matava meninas jovens em seu castelo e foi condenada por isso, mas segundo os historiadores, nao existe nenhuma prova concreta. Como a diretora deixou claro no inicio e no fim do filme, a historia é contada por homens vencedores, a parte vencida nao tem voz para se expressar.
No filme, Delpy usou a lenda no sentido romântico. A Condessa se apaixona perdidamente pelo jovem Istvan Thurzo (Daniel Bruhl), de 21 anos e como era bem mais velha, ela usava o sangue das meninas no rosto, pois achava que poderia rejuvenescer-se.
Para mim, este é o melhor filme da Delpy, é o unico filme dramatico que dirigiu e acho que ela leva muito jeito neste gênero. Gosto do que ela faz, tanto como atriz, diretora, cantora, etc. Vou continuar acompanhando tudo de pertinho.
Para terminar, deixo a playlist dela


Veja também:
Mulheres na direçao: Catherine Breillat (França) - parte 1
Mulheres na direçao: Sarah Gavron (Inglaterra) 
Mulheres na direçao: Lucía Puenzo (Argentina)


Minha lista "Mulheres na direçao" no Filmow (1630 filmes cadastrados e 162 assistidos até o momento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário