quinta-feira, 15 de julho de 2010

E essa crise dos 30 que não passa?

Alguém já superou a crise dos 30 anos? Comigo tá dificil isso, nunca me aconteceu de ficar tão perdida na vida, em todas as áreas. Vou explicar: Na casa dos 20 eu já era mãe, fazia faculdade, era motivada, usava jeans, camiseta, all star ou havaianas, não me preocupava com o que comer, morava perto dos meus pais e da minha irmã, tinha um monte de amigas, etc.
Hoje meu filho já não depende de mim, vai e volta sozinho da escola, faz o curso de baixo, tem seus amigos e sair com a mamãe é cafona (entendo pq passei essa fase tb!).
Meus pais foram morar longe, minha irmã casou, teve filho e mal a gente se vê. Minhas amigas também casaram ou foram morar fora do país ou estão trabalhando muito e não têm tempo para trocar ideias.Tô sozinha!
Eu me olho no espelho e me sinto a Princesa Fiona, do Shrek, depois que virou "ogra". Antes eu comia um monte de porcaria, levava uma vida sedentária e não engordava. Hoje eu percebo que preciso maneirar na comida, fazer algum tipo de exercício físico, parar de fumar para não murchar e despencar de vez. E na hora de se vestir? Acho ridículo gente de 30 que se veste como se tivesse 15, mas só percebo isso nos outros, nunca sei se estou me vestindo adequadamente para idade, então na hora de sair é aquele sufoco, nunca sei o que vestir.
No trabalho eu não mostro mais atitudes proativas, só faço o que me pedem. Antes eu me metia nas comissões, participava de um monte de coisa, mas isso só era chateação, não ganhava um centavo a mais por isso e nada mudava, pelo contrário, você só descobre o lado podre.
Fiz uma faculdade difícil e trabalho ganhando quase a mesma coisa que ganhava antes de entrar nela.
Eu era ingênua, acreditava nas coisas e nas pessoas, pensava que com esforço tudo ia melhorar, hoje percebo que nada melhora e isso é um choque. Percebi também que quando você passa por uma situação difícil, você até supera, mas nunca esquece o trauma.
Tô perdidaça,  não sei o que quero da vida, escolhi mal minha carreira, achei que aos 30 eu seria bem-sucedida e faria o que eu gostava. Hoje ser bem sucedido e fazer o que gosta é tão difícil quanto ganhar na loteria, eu sei do que gosto, já é um começo, agora vou ver o que faço para que dê certo e nem sempre fazer o que gosta é ser bem-sucedido (financeiramente falando), eu só gosto de coisa que não rende nada.
Sem falar que eu perdi a paciência, não tenho saco para enrolação, respondo na lata, não me traga problemas se não pensou na solução, não me faça esperar, não venha com história mal contada ou meias-palavras porque não sou boa entendora, tem gente que te convida e depois não sabe se vai (se prontifica, te convida e não pode ir, é muito para minha cabeça!) ou quer marcar alguma coisa e não sabe quando, onde e nem por quê, eu não sei se sou muito prática e já tenho todas as informações na cabeça e acho que todo mundo tinha que ser igual. É o stress + TPM que me ataca. Não tô podendo, entende?
Fazer terapia é legal, vou continuar, quem sabe eu me acho, porque eu me sinto estranha por dentro e por fora.

Quero me encontrar, mas não sei onde estou
Vem comigo procurar algum lugar mais calmo
Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita
Tenho quase certeza que eu não sou daqui

[Meninos e Meninas - Legião Urbana]

2 comentários:

  1. Precoce que sou, estou numa crise muito parecida aos 25...Tá duro!A parte da faculdade e da carreira, então... acho que todas nós estamos qse na mesma.
    Difícil. Difícil.
    bjs,
    Hellen

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana,
    achei seu texto procurando sobre o tema "a crise dos 30", procurando uma luz rs... E amei! É realmente isso que sinto neste momento. Tenho 29 anos, mas estou totalmente perdida... não consigo me realizar profissionalmente (financeiramente falando), não casei e não tenho filhos, sendo que essas três coisas são pra mim as mais importantes na vida. Pra completar, todas (todas mesmo) as minhas amigas de infância e de faculdade casaram ou moram junto, e me sinto sozinha até pra dar uma volta no shopping... vou com meu namorado, é ótimo, mas não é a mesma coisa quando se quer uma amiga. Fico cada vez mais ansiosa, nervosa e com medo de não conseguir realizar meus sonhos.

    ResponderExcluir