quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Programaçao de fevereiro: Black History Month

Fevereiro é o Black History Month na América do Norte. É uma otima oportunidade de participar e discussoes, de palestras, de ler livros e de se informar mais sobre a condiçao dos negros. Esses dois livros citados abaixo explica muito bem, nao so a condiçao dos negros, mas principalmente da mulher negra na América do Norte. Para quem se interessa pelo assunto, começar por esses dois livros ja da uma boa base.

Leituras



Para o clube da Emma Watson, para o Projeto Literatura na sétima arte e #LeiaMulheres, li "A cor purpura", da Alice Walker, farei um post mais para frente.


Para o #LeiaMulheres e o Forum das Bastardas, li o Americanah, da Chimamanda Ngozi Adichie. Também farei um post mais para frente, mas sugiro que todos os expatriados leiam, pois a gente se indentifica muito com a personagem. Este livro vai virar filme em breve.

Evento

Para quem esta na Ville de Québec, todos os anos tem o evento "Québec au rythme des musiques du monde", promovido pelo Centre Rire 2000, eu vou todos os anos. É de graça, mas tem que se inscrever no site antes.

Filme


Hella Joof - diretora dinamarquesa
Assisti a um comédia dinamarquesa, chamada "All inclusive", dirigida pela Hella Joof (até na Dinamarca, pais majoritariamente branco, tem diretora negra e no Brasil tem alguma?)

Uma senhora, apos separar-se do marido, parte com suas filhas para Malta para comemorar seu aniversario de 60 anos. As duas irmas sao muito diferentes, a mais velha é toda certinha e moralista e a mais nova é toda doida e tenta levar a mae para o mau caminho. So achei esse trailer em dinamarquês, nao da para entender nada, mas da para ver como é o ambiente em Malta e as caras das atrizes. É super divertido, recomendo para aqueles momentos que a gente de leveza na vida e de rir um pouco mais.



Youtube (em inglês)

The Great Griot é um canal que conta a historia dos negros pelo mundo. Neste video, Carter explica o porquê de comemorar o Black History Month

Ela também deu a melhor aula sobre o Quilombo dos Palmares que ja vi, em 8 min.


A Dee é americana, mas mora ha mais de 20 anos na França, fala sobre diversidade na literatura e indica varios livros escritos por autore(a)s negro(a)s.


A Ba fez um video indicando alguns afro-american authors.



Musica

Vocês viram o novo e polêmico videoclipe da Queen Bey? Arrasou. Ainda cantou no Super Bowl, um dos eventos esportivos de maior audiência. Mandou um recado para os haters, se fosse em português seria mais ou menos assim o resumo: sou rica, meu bem! O Bill Gates negro. Posso ostentar, sou uma estrela. Sai da gueto, mas o gueto nao sai de mim, tenho orgulho das minhas raizes, eu trabalho duro e me esforço até conseguir e os crocodilos albinos inconformados acusam-me de ser Iluminati. Gosto do cabelo afro da minha filha e do meu nariz com ventas largas.
Ok, rainha! É tu que manda nessa porra toda, a gente so concorda.
Nao consigo parar de ver e rever. A historia racial no EUA é muitissimo complicada. E este clipe é cheio de referências politicas e sociais: mostra ela se afogando em cima de um carro da policia na época do furacao Katrina, ao movimento Black Panthers, Black Lives Matters, o assassinato de Martin Luther King, Malcom X e o Free People of Color (ex-escravos que enriqueceram no Sul).

Y'all haters corny with that Illuminati mess 
Paparazzi, catch my fly, and my cocky fresh
I'm so reckless when I rock my Givenchy dress (stylin')
I'm so possessive so I rock his Roc necklaces
My daddy Alabama, Momma Louisiana
You mix that negro with that Creole make a Texas bama
I like my baby heir with baby hair and afros
I like my negro nose with Jackson Five nostrils
Earned all this money but they never take the country out me
I got a hot sauce in my bag, swag
...
I see it, I want it, I stunt, yellow-bone it
I dream it, I work hard, I grind 'til I own it
I twirl on them haters, albino alligators

Quem dirigiu o clipe foi a greco-cubana-jamaicana Melina Matsoukas (ela tem um Instagram muito fofo, com varias fotos no Brasil, nas favelas do Rio). Além de alguns clipes da Beyoncé, ela dirigiu clipes da Rihanna, Lady Gaga, Whitney Houston, Christina Aguilera , Jennifer Lopez, etc.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário