quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O leitor



O Leitor
(The reader), dirigido por Stephen Daldry, é um filme muito interessante, já tinha dito anteriormente que estava saturada de filmes sobre nazismo, inclusive muitas vezes eu me neguei a ver, mas como estou acompanhando a carreira da Kate Winslet que ultimamente tem atuado em filmes muito bons, resolvi assisti-lo. Fazia tempo que eu não chorava vendo um filme, mas na hora das fitas que o Michael Berg (Ralph Fiennes, q amo desde O Paciente Inglês) gravava para Hanna Schmitz (Kate Winslet), eu desabei.
Essa Hanna era solitária, conheceu o Michael, ele tinha 15 anos e ela era bem mais velha, além dos momentos de prazer que tiveram juntos, ele sempre lia para ela.
O tempo passou, ele estudou direito, ela foi trabalhar para SS. Mas e o grande segredo de Hanna que deu a ela prisão perpétua? Esse sim foi o ápice do filme.
Como estou na proposta de ler 33 livros a cada 1001 dias, fiz uma lista dos livros que Michael lia para Hanna ou que foram citados no filme, vou aproveitar a lista e ler os que não li ainda, são eles:
  • As Aventuras de Huckleberry Finn - Mark Twain
  • Anatol - Arthur Schnitzler
  • David Copperfield - Charles Dickens
  • Doutor Jivago - Boris Pasternak
  • Four Quartets / East Coker- T. S. Eliot "I said to my soul, be still, and wait without hope" ("Eu disse à minha alma: fique quieta, e espere sem esperança").
  • Emilia Galotti- Gotthold Ephraim Lessing
  • Epístolas - Horácio
  • Intriga e amor - Friedrich Schiller
  • Jaws - Peter Benchley
  • O amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence
  • A dama do cachorrinho - Anton Checkhov (Nesse conto tem uma Anna doida tb)
  • A metamorfose - Franz Kafka
  • A Odisséia - Homero
  • Loja de Antiguidades - Charles Dickens
  • O velho e o mar - Ernest Hemingway
  • To an army wife in sardis - Safo
  • O mundo de ontem - Stefan Zweig

Nenhum comentário:

Postar um comentário